Juiz desequilibrado e estérico decreta prisão de Advogado ilegalmente (ao vivo).

 

OAB pede punição contra juiz de Tacaratu que mandou prender advogados

De acordo com os advogados, o magistrado deu voz de prisão e chamou a polícia para prendê-los, após uma discussão por causa dos autos de inquérito dos seus clientes

Da Redação do pe360graus.com

Na última quarta-feira (23), a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) entrou com um pedido de punição para o juiz de Tacaratu, cidade do Sertão pernambucano, que teria mandado prender dois advogados na semana passada. O presidente Jayme Asfora, entrou com uma representação na Corregedoria Geral de Justiça e no Ministério Público.

De acordo com a OAB, o juiz Carlos Eduardo das Neves Mathias, titular da Vara de Tacaratu e substituto na Vara Única de Inajá, mandou prender Afrânio Gomes de Araújo Lopes Diniz e Hélcio de Oliveira França. Os dois advogados buscavam obter acesso aos autos de inquérito policial contra cliente deles no Fórum de Tacaratu.

Segundo os advogados, eles pediram para ver o decreto de prisão temporária contra seus clientes, presos desde 10 de setembro, no Fórum, mas o juiz afirmou que o documento estaria em sua casa ou na delegacia de polícia. Teve início uma discussão e o juiz teria mandado que eles se retirassem do Fórum. Diante da recusa, o magistrado, alegando desacato, deu voz de prisão e chamou a polícia.

Os dois advogados foram  levados à delegacia e só foram liberados dez horas depois. Foi instaurado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) contra eles, que foram ouvidos. Na ocasião, os defensores também registraram dois Boletins de Ocorrência contra o juiz por abuso de autoridade.

A Representação Administrativa encaminhada pela OAB-PE para a Corregedoria-Geral de Justiça de Pernambuco e uma Representação Criminal enviada para a Procuradoria-Geral de Justiça solicitam a apuração do caso e pedem a punição do juiz Carlos Eduardo Mathias.

http://pe360graus.globo.com/noticias/interior/sertao/2009/09/24/NWS,498904,41,472,NOTICIAS,766-OAB-PEDE-PUNICAO-CONTRA-JUIZ-TACARATU-MANDOU-PRENDER-ADVOGADOS.aspx

Anúncios
Esse post foi publicado em Arrograncia e prepotência. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s